segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

O estilo Retrô


Hoje vamos falar de um estilo que ganha força a cada dia: o retrô.

“Retrô ou Retro é um estilo cultural desatualizado ou velho, uma tendência, hábito, ou moda do passado pós-moderno global, mas que com o tempo se tornam funcionalmente ou superficialmente a norma mais uma vez.A palavra "retro" deriva do prefixo latino retro, que significa "para trás" ou "em tempos passados" - particularmente como visto na forma de palavras retrógradas, o que implica num movimento em direção ao passado, em vez de um progresso em direção ao futuro e, a posteriori, referindo-se um olho crítico ou nostálgico do passado.” (fonte Google)

Trocando em miúdos, é a a utilização de temas, cores, modismos, que fazem referencia a coisas passadas, que, em determinado momento foram consideradas modernas e hoje não são mais.
Mas, essa falta de modernidade se transforma num trunfo e dá um charme a mais a muitos projetos. Essa, é uma forte tendencia e sempre que usada, arrasa.
A gente identifica o estilo facilmente. São papeis com referencias a propagandas antigas, as cores são meio esmaecidas, os desenhos tem um traço mais antiguinho.
O Atelier Patricia Veras criou uma linha Retrô, exclusivamente, para a primeira participação na Quarta Coletiva, exposição que ocorre sempre na segunda quarta do mês, no Mercado dos Pinhões, em Fortaleza, já que esse era o tema do evento.
Vejam aí abaixo como as peças ficaram charmosas, românticas, com um toque de humor e ao mesmo tempo, modernas e cheias de charme.


Jaryna Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário